sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nova atualização do PlayStation 3 elimina suporte a controles não-licenciados





A última atualização de firmware do PlayStation 3, a versão 3.50, visava introduzir o suporte a reprodução de Blu-ray em 3D e outras funcionalidades. Entretanto, de acordo com o site The Examiner, os jogadores perderam também mais uma das funcionalidades do aparelho: o suporte a diversos controles de empresas terceirizadas e outros dispositivos USB.

Desta forma, o PlayStation 3 atualizado desativa o funcionamento destes dispositivos caso sua produção não seja licenciada pela Sony. A empresa, através de um texto de alerta ao consumidor em seu site oficial, alega que não tem como garantir a segurança destes dispositivos não autorizados.

"Controles sem fio aparentemente idênticos aos genuínos de PlayStation 3 foram descobertos no mercado. A divisão americana da Sony Computer Entertainment alerta aos consumidores tomarem cuidado quando comprar controles fabricados por empresas não licenciadas, já que a qualidade, durabilidade e segurança destes produtos são incertas e em alguns casos, podem ser perigosas", diz a Sony, que complementa "É possível até que certos produtos explodam, resultando em feridas ou lesões aos jogadores, ao seu console PlayStation 3 ou a outros itens ligados a ele. Desta forma, a Sony não continuará dando suporte a esta funcionalidade nas próximas atualizações de firmware", finaliza.

De acordo com o site Computer and Videogames, tal medida da Sony pode ter sido tomada após as diversas formas de desbloqueio do sistema para jogos piratas terem invadido o PlayStation 3, já que todos estes dispositivos utilizam as portas USB do aparelho para alterar o funcionamento do software.

Esta não é a primeira vez que a Sony elimina uma funcionalidade do PlayStation 3. Em março, a fabricante decidiu remover o suporte a outros sistemas operacionais, como o Linux, para evitar que os ciberpiratas avançassem com projetos de destravamento do console através destes softwares.
        

Nenhum comentário: